quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vão deixar saudades.

  Fala pessoal, tudo bem? Hoje vou falar sobre a aposentadoria dos jogadores, e a saudade que eles vão deixar para nós, fans.

Painel da quadra central do ATP 250 de Umag

  Essa semana tivemos a notícia da aposentadoria do espanhol Carlos Moya, grande tenista dos anos 90 e 2000. Moya vinha sofrendo no circuito com seguidas lesões e decidiu se aposentar agora em dezembro, aos 34 anos. Grande adversário de Guga, ele tinha como piso favorito o saibro, piso que marcou o melhor momento da carreira, com o título de Roland Garros. Nesse piso, conquistou 16 dos seus vinte títulos. Pude estar presente em um dos palcos favoritos de Moya, no torneio que ele mais vezes foi campeão, o ATP 250 de Umag, na Croácia. A quadra central (a qual tive o prazer de jogar) tem um painel com as fotos de todos os campeões, desde sua primeira edição em 1990. Ali me impresionou como Moya era vitorioso. Ele ganhou 5 vezes em seis finais. Incrivel.


  Despedidas no circuito nunca são legais. Queremos que os jogadores "tops" fiquem a vida toda jogando, sendo competitivos. Mais todos sabemos que é impossivel, infelizmente. E, por coincidência ou não, nesses últimos anos esses jogadores "tops" que marcaram época estão deixando as quadras seguidamente, inclusive ex-números 1 do mundo.Agassi em 2006, Jonas Bjorkman e Guillermo Coria em 2007 (que não alcançaram o nº1, mais marcaram época), Guga em 2008, Safin em 2009, e Moya esse ano.
  Sinceramente, não acho que nenhum ex-numero 1 do mundo deixará as quadras em 2011. Ferreiro, Hewiit e Roddick, por exemplo ainda estão totalmente competitivos. Ferreiro ganhou a gira latino americana praticamente inteira. Roddick pelo oitavo ano seguido está no Masters, e Hewitt continua o mesmo "carniçeiro" de sempre, tendo vencido o ATP  de Halle em cima de Federer. Então se eu fosse apostar em algum jogador "top" que se aposentará em 2011 apostaria em Nicolas Lapenti, que hoje em dia não esta mais tão competitivo mais não deixa de ser um ex-top 5.

E vocês? Quem vai se aposentar ano que vem? Comente!

Abraços, Thiago Pinheiro

14 comentários:

  1. beelo poost eu diiriia, é umaa peena isso esses joogaadoores de tanto talento encerrar suaa carreira maiis tudo beem um diia todo mundo se aposenta ne e meu voto pra ano que vem vai seer paara Michael Russell, que em Roland Garros deu muito trabalho ao nosso numero 1 Guga salvando 2 match point e virando a partida
    ano que vem ele cumprira seus 33 anos ja bom é isso
    um abraçao thiigaao
    vitor pinheiro

    ResponderExcluir
  2. pra variar escrevendo super bem muleque.
    nenhum erro de concordância e tudo mais. Se não for tenista pode virar jornalista, haha.

    abração, do seu fã de esporte, Renato Celestrino

    ResponderExcluir
  3. É Thiagão.. Como a de Michael Chang, ou como a de André Agassi.. Quem não se emocionou na despedida dele??
    Despedidas marcantes é sinônimo de genialidade..Então temos que ter uma atenção especial a quem está surgindo.. Se não surgir ninguém espetacular, não teremos despedidas marcantes no futuro..

    Antes que eu me esqueça.. Vá tocar um pianinho.. ehehhehehehehehh
    Abraços Thiagão, belo início de trabalho..

    Rodrigo Queiroz

    ResponderExcluir
  4. exelente o blog Thiagaooo!!!!!
    continue assim

    ResponderExcluir
  5. buena huevada thiagaaoooo!!! esta buenismo el blog loco te felicito!!!

    ResponderExcluir
  6. beloo blog eu diriaaa ashiahuis,moya vai dexa saudade,joga poquinho viuuu!!!!ano que vem nao tenho ideia de quem vai se aposentar mais creiooo queeee Michael Russell como disse o grande vitor pinheiro!!!e nois thiagao continuee postando quee ta daora pra caralhoo!!enoisss mlkk

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Alguns podem se aposentar porque não conseguiram "vingar" na carreira de tenista. Outros aposentam por cansaço, por lesão, por idade, enfim, vários são os motivos.

    Nadal com 17 anos tinha uma lesão no pé. No último ano de juvenil não tinha condições físicas de jogar Roland Garros, mas estava lá no torneio, passeando. Então, Carlos Costa lhe disse: "sabe por que você não está jogando? Porque quando entrar lá, será campeão". E assim, seguiram-se 5 anos seguidos como campeão! Foi uma triste aposentadoria do juvenil que deu início a uma nova etapa vitoriosa.

    Assim é a carreira do tenista. Várias "aposentadorias" ao longo da carreira. A cada degrau, deixa-se para trás uma etapa da vida e as energias se renovam a cada recomeço. Deixar para trás a carreira de jogador de Futures e Challengers é uma bela aposentadoria, não? Ser top 100 é aposentar o termo "ser mais um tenista no ranking" e assim por diante.

    Abandonar as quadras é aposentar a fase de jogador, mas nunca a de ser Tenista!

    ResponderExcluir
  9. EHHH Thiago!!! Adorei seu blog!! Mto orgulhosa de vc! Vc e suas habilidades!!! Já dizia a Lia, esse vai ser jornalista!! Todo torneio que ela estava cobrindo, estava vc na salinha dela, comentando, questionando, sugerindo!! Nas premiações sempre passava o microfone para vc, momentos especiais que pude presenciar! Discurso grato, lindooo!
    Sempre gostou de ler, questionador, inteligente, acabando hoje o Ensino Médio (parabéns! Uma etapa vencida "com louvor"... sempre excelente aluno!... todas as reuniôes de pais da escola (e sabe que nunca deixei de ir) foram só elogios!).
    Agora escrever um blog! Legal, mto a sua cara!
    Tenho certeza que vc tem mto a escrever... e será um sucesso!
    Isso aí... nunca esqueça ... pessoas especiais passam por nossa vida e marcam mto! Obrigada Taka, Dr. Bang, Equipe Pinheiros, Lia, Tia Célia(pé quente!).... e mtosssssss...
    Te amo mto Thiago! Vc é mto especial!
    Sua fã numero 1! Mamis

    ResponderExcluir
  10. Thiaga parabens ae pela iniciativa, mto legal msmooo espero ter materia referentes a filmes, amigos ,historias passadas...
    saudadeeee jaa irmaoo
    noissss abraçaoo parabens novamente

    ResponderExcluir
  11. Pô mlk! escreve super bem mesmo!
    Mas comentando...
    De tanto ver tênis, eu tenho um único medo, que o melhor de todos os tempos venha a parar e que não apareça alguém que jogue tão bonito quanto ele.

    Mas parar todo mundo para um dia né?
    O importante é fazer o melhor enquanto pode!
    Essa é a essência de todos os esportes!!

    ResponderExcluir
  12. tinha tentando comentar nos outros posts mas não havia conseguido então vai nesse mesmo haha
    gostei muito da ideia de um blog anjo.
    nem preciso falar qe tenho mto orgulho de vce né? (:
    te amo irmão
    @lahferraz

    ResponderExcluir
  13. anooo que vem quem encerra o circuito profissional, e o grande thaales levy

    ResponderExcluir
  14. Boa análise, bem escrita (faltam umas vírgulas, mas tudo bem...). Parabéns. Continue assim.
    Elsa Ivo, mãe do César, pai do Thiago

    ResponderExcluir