quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mudança pode afetar raízes do tenis sulamericano.

Fala pessoal, tudo bem?
Essa semana estive lendo em alguns sites de tenis que as organizações dos ATPs da gira latino americana pretendem mudar o piso dos quatro torneios (Santiago, Costa do Sauípe, Buenos Aires e Acapulco), do saibro para o cimento. O motivo alegado é que, assim, os torneios possam atrair mais tenistas tops, que se preparariam para os dois Masters 1000 dos Estados Unidos. O calendario é muito apertado, então os organizadores estão alegando que a gira é um pouco sem sentido, pois todos saem do Australian Open, torneio jogado na quadra rapida, para ter que se adaptar rapidamente ao saibro da america latina e depois readaptar de novo ao cimento, para os dois torneios grandes nos Estados Unidos.
Tem sentido o argumento usado por eles, com certeza. Os torneios do saibro realmente afastam os tops, que buscam uma preparação cada vez mais antecipada para esses torneios. Porem, acho que outros fatores teriam de ser vistos nesse caso. Nós da America Latina somos habituados, crescemos jogando no saibro. Nós com certeza rendemos muito mais no saibro do que no cimento. Com isso, a mudança do piso diminuiria cada vez mais as chances de um tenista local andar nas chaves. Se pegarmos o Brasil Open como exemplo, nao acho que Ricardo Mello chegaria a duas semifinais seguidas se ele jogasse na quadra dura. Na Argentina, Chela também não teria chegado a final se o piso fosse acimentado.
Acho que tudo tem de ser visto com cuidado. E ver o que vale mais a pena. Se por um lado, a parte de marketing dos torneios é favoravel ao piso duro, o histórico e a tradição dos paises são o oposto. A gira latino americana já tem uma identidade com o saibro. Não sei se uma mudança de tal grandeza seria legal. Vamos esperar e ver o que se decide, mais torço para que o piso continue o mesmo. Para o bem de nós mesmos brasileiros.
Voce é a favor da mudança de piso? Comente!

Abraço a todos!

2 comentários: