sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nunca pare de estudar.

Fala pessoal, tudo bem?
Muitos dos meus amigos, nem todos do tenis, estão voltando de ferias e começando o ano letivo, inclusive meu irmão. Eu terminei ano passado e esse ano posso, ainda bem, pensar só no meu tenis, sem ter aquele peso de ir pra escola de noite, ao invés de recuperar as energias em casa.
No mundo do tenis se ve muitos atletas parando de estudar muito cedo, ainda no ensino fundamental, ou então, no máximo, no primeiro ano do ensino médio. Essa atitude acontece por sugestão do treinador, dos amigos, ou mesmo dos próprios pais, acreditando no futuro de seu filho. O motivo alegado é que ele precisa, caso estude de manha, não estudar para poder treinar dois periodos e assim ter um volume maior de treinos, ou, caso estude de noite, para poder recuperar as energias.
Essa prática é na verdade uma aposta. Caso o menino vire um atleta de sucesso, certamente os pais acharão que fizeram a escolha certa. Mais e se de repente o filho não rendeu o esperado, não virou um bom jogador ou simplesmente perdeu a vontade de jogar tenis? O que fazer, agora, quando o menino estiver com seus 18, 19 anos e não tem nem o segundo ano completo? Ai está o erro.
Parar de estudar é um costume muito ruim que muitos tenistas tem. Pensando só no presente, eles esquecem que de repente o tenis pode não dar certo, e aí será talvez tarde demais para voltar a uma escola. Ou, se voltar, terá de se adaptar com um ambiente de alunos 3, 4 anos mais novo. Nada legal. Isso sem contar no conhecimento básico que estarão perdendo, os ensinamentos que a escola proporciona. E talvez isso seja o pior de tudo.
Enfim, pense bem antes de abrir mão da escola. Coloque na balança as coisas boas e ruins em fazer isso. E veja se vale a pena. É uma decisão muito delicada e que pode te custar muito caro. Meu conselho: nunca deixe de frequentar a escola, por mais que ela seja facil, fraca e sem muitas cobranças. Ela acrescentará alguma coisa com certeza. E quem sabe no futuro, se não der certo, ela terá sido um tempo que voce não perdeu na sua vida.

Ps: Nada contra os que por ventura pararam de estudar cedo, é só uma opinião.

Abraços a todos!

Um comentário:

  1. Como sempre adorei. Lucido, claro e com muita maturidade. Esse é o meu Thiago bj Tia CELIA

    ResponderExcluir