quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O pequeno que vira grande.

Fala pessoal, tudo certo?
A pre temporada aqui continua num ritmo alucinante, estamos fazendo muita coisa boa, e a equipe esta mais comprometida e focada do que nunca. A unica diferença dessa semana para as outras é que começamos o processo de adaptação na quadra rapida, visando a viajem da semana que vem, para o Mexico.
E nessa pre-temporada, assim como nos torneios no decorrer da minha carreira, eu venho aprendendo, dos jeitos bons e ruins, a dar valor aos pequenos detalhes. Eles sao pequenos, passam quase sempre desapercebidos. As vezes sao coisas de segundos, ou no maximo minutos. Quase sempre é só uma pequena atitude a mais, ou uma atitude diferente. Nao dói, nao pesa na conciencia e é tao simples que com pouco tempo vira uma coisa automatica, natural.
O nivel de tenis é como uma piramide. A base é cheia de jogadores, bons, ruins, medianos. Conforme vai subindo, vai afunilando. Os ruins sem dedicação logo ficam para tras, depois vem os medianos que acabam se perdendo pelo caminho. Os talentosos que pensam que somente a sua facilidade resolvem vem logo em seguida, e ai por diante o negocio fica complicado. Dai pra frente, só fazendo algo a mais resolve. E ai que entra os pequenos detalhes.
Chega uma hora que treinar bem, se dedicar, fazer fisico, ter um acompanhamento nutricional, psicologo, etc nao é mais sufuciente. Porque todos os seus adversarios, concorrentes, tambem fazem tudo isso. É preciso focar nos detalhes. Detalhes, que sao pequenos mais que na verdade sao grandissimos, porque sao eles que vao fazer voce subir mais um degrau, rumo ao topo da piramide.
Suplementação, alimentação, rehidratação, tempo de descanso, gelo... São muitos os detalhes, incontaveis. A diferença de um cara que se alimenta e se suplementa bem nao é escandalosa. Voce nao vai olhar para o cara e ver um alterofilista, um homem de resvista masculina, todo musculoso. Voce vai sentir essa diferença quando ele for exigido no maximo na quadra e o corpo fazer aquilo com naturalidade. Só um exemplo, pra ter uma ideia.
Entao pensem bem, pensem no quanto os detalhes sao importantes, no quanto eles vao fazer voce subir de nivel, no quanto eles farão diferença. Nesse caso, com certeza, o pequeno é na verdade grande.


Abraços, Thiago Pinheiro

3 comentários:

  1. ...detalhes como os pequenos músculos do antebraço que podem ser trabalhados em pouquíssimos minutos, uma bolsa quente ou gelo amarrada durante o carteado...são coisas de segundos ou no máximo, minutos! Abraço e bons treinos!

    ResponderExcluir
  2. nossa parabéns pelo post, foi oque eu mais gostei.. mandou muito e tem toda razão!
    com certeza são esse pequenos detalhes que farão a total diferença no futuro. Detalhes que quem chegou lá sabe bem que são importantes..
    continua assim thiagão, beijooos ;)

    Gabi Bueno

    ResponderExcluir
  3. Fala Thiago, A Carol me comentou do teu blog. Vou começar a seguir e ver o que vc anda falando. Muito legal a iniciativa. Manda ver e conta os bastidores do circuito juvenil. VOu te dar uma força na divulgação no twitter e no meu blog quando voltar de férias. Me mantem informado. Abraço Fino Meligeni. Feliz Natal e treina meu velho.

    ResponderExcluir